Informativos

A mulher e seus cuidados com a saúde

Entrevista para o jornal Regional News

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o jornal Regional News publica uma entrevista com a ginecologista dra. Carmen Olenka Rojas Sevilla, atuando em Caieiras há 13 anos, sobre a importância da saúde da mulher.

A médica, renomada na cidade, falou da importância das visitas ao ginecologista, da realização de exames periódicos, além de dar dicas de prevenção, higiene e demais procedimentos que devem ser tomados pelo público feminino.

Muito debatido de uns cinco anos para cá, o HPV, human papiloma vírus, foi citado pela especialista diversas vezes durante a entrevista. Para dra. Carmen, a vacina que foi lançada há alguns anos deve ser priorizada pelas meninas com idade entre 9 e 11 anos. “Hoje em dia a gente incentiva muito a vacina que apesar de ser de uso pediátrico, também deve ser tomada por mulheres mais velhas. O HPV é o principal causador de câncer de colo de útero, portanto sua prevenção é muito importante”, disse a ginecologista.

Quanto a frequentar uma clínica especializada na saúde da mulher, dra. Carmen explicou que deve ser feita desde infância até o climatério. “As visitas devem ser constantes. Na verdade, a vida toda com ênfase na fase puberal, quando a menina vai começar a menstruar, para detecção de cistos ovarianos e algumas patologias próprias da adolescência”, destacou.

O HPV voltou a ser citado quando o assunto foi o início da vida sexual. “Hoje os cuidados com a saúde da mulher teve ter evidência em prevenir o HPV. Depois fazer o exame de papanicolau anualmente para pacientes acima de 20 anos. E a partir dos 40 realizar a mamografia anualmente também”, frisou a médica, lembrando da importância do auto-exame. “O câncer de mama vem crescendo paulatinamente. Fazer o auto-exame apalpando a mama logo após a menstruação é uma forma de começar a prevenção em casa. Caso sinta algo diferente, buscar ajuda médica”, reforçou.

Quando a mulher alcança a fase do climatério, outros exames passam a ser recomendados, segundo dra. Carmen. “Passam a ser rotina procedimentos como densitometria óssea, para prevenção de osteoporose e a colonoscopia que previne o câncer de intestino”, delineou.

Orientações

Além dos exames e visitas que devem ser priorizadas, dra. Carmen falou da importância da realização do exercício físico e da higiene da região genital. “A atividade física vai prevenir a doença cardiovascular na mulher, além de melhorar a TPM, o sistema imunológico feminino e prevenir em longo prazo a osteoporose. O exercício muitas vezes é deixado de lado, mas é muito importante para a mulher”, exaltou. Quanto à higiene orientou a utilização do sabonete neutro. “Deve ser feita a ducha vaginal com sabonete neutro porque os que contêm germicidas podem causar irritação. Já o sabonete íntimo pode ser utilizado diariamente, assim como o protetor diário”, destacou.

A médica também faz um alerta para as mulheres que buscam informações na internet sobre alguma doença, exame e outros temas relacionados. “Hoje em dia é inevitável o uso da internet para se interar, mas tem de saber usar para se informar. Existem blogs e páginas que não são confiáveis. Às vezes a internet causa pânico e deixa a pessoa mais preocupada. Minha recomendação às pacientes é para que procure informações na Sociedade Brasileira de Ginecologia. Lá tem enquetes e links bastante esclarecedores com médicos que dão entrevistas”, orientou.

Por fim, dra Carmen deixou um recado às mulheres pedindo que elas se cuidem fazendo atividades físicas, indo ao médico com frequência e se valorizando. “A mulher conquistou um espaço importante na sociedade e deve fazer valer à pena”, concluiu.

Via: http://rnews.com.br/a-mulher-e-seus-cuidados-com-a-saude.html