Informativos

Tenha uma gravidez saudável, reduzindo a diabetes gestacional


É natural (e esperado) que ao longo dos nove meses de gestação as mulheres sofrem várias alterações hormonais. Para dar conta de todas as mudanças, o corpo até passa a produzir uma quantidade maior de insulina, responsável por transportar glicose dos alimentos até as células, mas na reta final, já no terceiro trimestre de gravidez, que alguns desequilíbrios podem ficar mais acentuados.

Para que a criança se desenvolva bem, é preciso que as mulheres consumam mais carboidratos e, em algumas delas, o pâncreas, glândula que produz a insulina, não consegue acompanhar o ritmo. O resultado é que sobra açúcar no corpo, caracterizando o diabetes gestacional. Entre seus desdobramentos, estão prejuízos aos rins e hipertensão. A boa notícia é que quase sempre ela tem cura, desde que o tratamento sugerido pelo médico seja realizado com todos os cuidados.

Como o ganho de peso é um dos responsáveis pelo distúrbio, adotar uma dieta equilibrada, pobre em carboidratos e rica em alimentos com baixo índice glicêmico, além da prática de exercícios físicos são estratégias recomendadas para manter os níveis da glicose sob controle. Uma dica é procurar ajuda de profissionais, como nutricionistas, que podem elaborar uma dieta que atenda concilie o período gestacional e os desequilíbrios provocados pelos hormônios, garantindo uma gravidez saudável. Acesse clinicaurogin.com.br e agende uma consulta, aceitamos convênios.